A 4 dias de casa!

13/8

Chegámos a Burgos com a maior das facilidades. Hoje despachámo-nos um pouco mais cedo! 🙂

Saímos pelas 5h45, e depressa chegámos ao destino. Antes das 13 horas já tinhamos chegado, depois de uma primeira paragem para o reforço alimentar, pelas quase 10h da manhã, e uma segunda já quase no destino, porque encontrámos um grupo de alemães, (3), com quem temos vindo a “conviver” desde há alguns dias.

Um deles, o mais velho (ou menos jovem), é um belo pândego, e os outros também fazem boa companhia. Vêm com uma engenheira de máquinas que conceptualiza peças para os camiões Iveco, e que tem uma resistência física na bicicleta que é um espanto! Certo é que os reencontrámos pela terceira ou quarta vez, e resolvemos parar. Já estavam (ainda não era meio dia), a beber uma bela caneca de cerveja cada um e prontos para almoçar. Fizemos as despedidas, porque os nossos caminhos daqui para a frente já não se cruzam. Eles seguem para Santiago, (e um deles depois segue para Portugal, e fará toda a costa até Faro), e nós saímos da rota dos Peregrinos. Claro, a despedida treve uma saúde a todos com uma bela caneca de meio litro de cerveja! 😀

Termina hoje a saga das dormidas nos albergues de peregrinos. Uma forma baratíssima de alojamento, esta noite fica-nos por 4 € a cada, e com boas condições de higiene. Claro, não há lugar para qualquer privacidade! Ontem dormimos numa espécie de camarata com dez pessoas, hoje, no Albergue Municipal de Burgos, com 38 pessoas! Ambos os sexos, todas as idades, desde jovens a alguns bem velhinhos, sem preconceitos nem mordomias. O que importa é um bom local para descansar, limpo e seguro, com possibilidade para um bom banho e lavagem da roupa do dia. Outros confortos ficam em casa, a aguardar o termo do projecto pessoal de cada um!

Devo dizer que o ambiente destas “peregrinações” é fantástico! Muito sensibilizador e muito envolvente. Ao longo de mais de 350 km, fomos “convivendo” com centenas de companheiros de percurso, a grande maioria a pé, mas também bastantes de bicicleta. Para eles, que continuam, e tem ainda mais cerca de 400 km pela frente até Santiago, vai o nosso “bon chemin” ou “buon camiño”, cumprimento que aqui vigora sempre que nos cruzamos ou passamos por companheiros de rota, ou sempre que saímos de um restaurante, um café, ou qualquer outro espaço. Aqui o “bom dia, boa tarde ou boa noite” são iguais em qualquer hora. O voto é sempre o mesmo. Que o caminho te corra bem, é o desejo que se transmite!

Vou ter saudades deste ambiente, e do sentimento de companheirismo, amizade e confiança mútua que se instalam e compulsivamente se vivem ao longo deste caminho de S. Tiago! Mas a vida prossegue, e o projecto também!

Hoje, concluído o percurso e cumpridas as várias tarefas (instalação, alimentação e afins), https://byebike.wordpress.com/wp-admin/post.php?post=781&action=edit&message=10″reunião magna” de companheiros de viagem, para decidir o final do percurso.

Amanhã não haverá repouso como estava previsto, prosseguimos caminho em direcção a Palência. Segue-se Tordesillas, Salamanca, Ciudad Rodrigo e Covilhã! Ou seja, faltam 5 percursos para outros tantos dias, pelo que, se tudo continuar a correr como esperado, ou seja, bem, a chegada será no dia 18! Quinta feira, lá para as 16 horas, já deveremos estar a beber uma cerveja no Café D´Alma, na Belo Zêzere!

Quanto a Burgos, cidade destino de hoje, a zona histórica envolvente da Catedral, bem como a própria catedral são muito bonitas.

Seguem as fotos da praxe, das paisagens, monumentos e algumas “particularidades” que encontrámos ao longo do dia!

14/8

O caminho para Palencia decorreu com normalidade, com um tempo relativamente fresco, com o céu nublado e um ventinho agradável. A meio do trajecto algumas mudanças inesperadas, dado que a EN 620 está cortada em diversos pontos pela Via rápida E80/A62, e tivemos que improvisar alguns desvios por caminhos rurais, e num ou outro troço por caminhos de terra. Mas sem males de maior.

Seguem as fotos da praxe!

Amanhã, Tordesillas…e estamos a 4 dias de casa! 🙂

Abraços e beijinhos,

João

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em A caminho. ligação permanente.

4 respostas a A 4 dias de casa!

  1. Cada vez mais perto. Força para as etapas finais!!

  2. tuxa diz:

    Quase em casa….espectáculo!!! 🙂
    E uma aventura que me parecia inatingivél está quase a acabar… Incrivél!
    Bem, resta-me desejar umas últimas boas pedaladas e gozem bem, pois ainda vão ter saudades! 🙂
    beijinhos e….deixo os parabéns para depois!!!!! 😀

  3. José Armando Augusto diz:

    Força, está quase. . . . qual será a próxima viagem!!!!!!!!!
    Um grande abraço, e sorte para o resto da viagem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s