Bordeaux!

7/8 e 8/8

A ligação entre Le Verdon sur Mer e Bordéus, foi feita em dois dias. Ou melhor, dividi a etapa em dois dias, ficando em cada um deles um pequeno passeio de cerca de 50 a 60 km, que, permitiu alguns devaneios no percurso, com algumas escapadelas ao trajecto pré-definido, para ver mais uma praia ou uma terra que despertou a minha atenção.

Na verdade a região de Bordeus é uma terra de vinhos… são quilómetros e quilómetros de vinhas, de “Chateaux” e de “Domaines”, as quintas e propriedades das diversas famílias que, tal como em Portugal, dão o nomes aos vinhos!

Em muitas das vinhas, cada fiada inicia-se com uma roseira. Método também já aplicado em algumas regiões de Portugal, e que tem por fim detectar o míldio e outras doenças da vinha, que, quando aparecem, dão primeiro sinal na roseira do que na videira. Para além de permitir uma intervenção precoce quando aparecem problemas, este sistema acaba por dar uma cor e uma graça às vinhas, que dá gosto ver. 🙂

Quanto ao percurso nada de novo. Uma mini estátua da liberdade, numa praia francesa, cujo motivo não consegui descobrir (?!?)

E fico convencido que as localidades francesas, quer na costa, quer no interior, estão muito bem cuidadas e que aqui não foram permitidos desmandos de construção que estragassem a paisagem urbana ou rural…

O Jorge chegou bem, no dia 8, e assim tenho finalmente companhia para os últimos 12 dias de viagem, até à chegada à Covilhã! Após verificado e testado todo o equipamento, comemos uma bela jantarada, e a seguir dormir, que amanhã o percurso é pesado…cerca de 124 km!

9/8

Belo dia para passear de bicicleta! Temperatura amena, vento ligeiro, o Sol a despontar pelas 7h e pouco. O Jorge trouxe o bom tempo (esperemos…eheheh)!!!

Apenas de ressaltar que o camping no destino escolhido, Mont de Marsan, estava fechado, o que nos obrigou a um esforço acrescido de mais cerca de 20 km, para arranjar novo local para pernoitar, em Saint Sever. Ou seja, fizemos cerca de 150 km, entre as 6 horas da manhã, (ainda escuro total) e as 15 horas da tarde, com dois furos pelo caminho!

Para compensar, amanhã, teremos um percurso mais curto. Estavam previstos cerca de 120 km, a etapa ficará a ter cerca de 100 km, até Saint Jean Pied de Port, que fica a alguns poucos quilómetros da fronteira com Espanha. A França está quase ” vencida”…mais 11 dias e estamos em casa!!! 🙂

Abraços e beijinhos,

João (e Jorge!)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em A caminho. ligação permanente.

5 respostas a Bordeaux!

  1. André Esgalhado diz:

    Olá tio ciclista. Também estou no país das bicicletas (Dinamarca) e tenho visto muitas engraçadas. Mas ainda não vi nenhum atrelado como o teu… Já chegaste a Espanha? Tens comido bem? é que eu não… Deves ter passado muita fominha na Dinamarca… mas em Espanha já é melhor.

    Um bacalhau do André e um beijinho da Carolina!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Graça Esgalhado diz:

    Fico satisfeita pela viagem passar agora a ser a dois. Muito mais divertido e seguro. A fronteira está quase à vista! Continuação de boas pedaladas e bjos,
    Graça

  3. jp diz:

    Continua com essa boa disposição e agora que já tens companhia melhor ainda, força nesses pedais o caminho é sempre a descer.
    Cá vos esperamos com bandeiras e autocolantes.

    Um abraço aos dois
    😉

  4. fran simoes diz:

    grande Esgalhado! isso é que é! a algum tempo que não visitava o site, estou a ver que ja estas muito perto, mais uns dias e ja estas a entrar pelas termas de Monfortinho a caminho da Covilhã….força amigo.

    Abraço Fransimoes ( spanish jejejje)

  5. tuxa diz:

    Olá João e Jorge!
    Continua a correr tudo muito bem, e aos poucos já quase no país vizinho…isto é, quase em casa! 🙂
    AS fotos e descricões excelentes , para nos fazer “crescer água na boca”! 🙂 Gostei do pormenor, do relógio da cabeleireira! 😀
    Continuação de uma boa pedalada…e boa viagem!!!!
    Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s