Primeiras impressões – S. Petersburgo – 19.Jun

Hoje foi o primeiro dia,do resto da minha vida,…. como dizia o poeta e cantor… Um conjunto  imenso de sensações e sentimentos envolve este dia! O desafio, é mesmo enorme!!!

Hoje fui cortar o cabelo…coisa banal, quando se conhece a lingua, ou pelo menos o vocabulário… Mas imaginem! Perguntar na recepção do hotel – “hairdresser?”, explicar com os dedos segurando o cabelo, e na outra mão os dedos simulam a acção da tesoura, VITÓRIA! Sai um DA,DA, que quer dizer sim, sim, compreendi…Sair do hotel, onde nos dão explicações em inglês, com alguma paciência e um A4, alguns desenhos tipo jogo das adivinhas, e alguma linguagem gestual à mistura, e ainda negociação e esforço conjunto… mas enfim, perfeito. Dá pra perceber, right, left, kiosk, map, não conhecem, (Karta)….

O pior é que, logo que se sai à rua, e não se percebe NADA, de reclames, de nomes de ruas, do que quer que seja… Bem, o corte está feito, e com a habitual sorte que é preciso ter, dei com UM cabeleireiro, (só havia senhoras), e falei em inglês, a dona, (SVETLANA?), que não percebia nada de inglês, disse niet, niet,…solamente hablo russo e espanõl!!!! Tinha estudado espanhol na escola, vinte anos atrás!!!,…. claro, tive tratamento VIP!!!!…

Numa perspectiva menos positiva! O GPS não funciona! Problemão! Como fazer o primeiro percurso que envolve 29 km para sair de uma cidade de 5 milhões de habitantes, e apanhar mais 120 km de estradas nacionais todas identificadas em russo, com alfabreto cirilico….que não pesco nada!!!!!

Na recepção do hotel, naaaaa! Tentei e vi, não vale a pena! Não posso falhar! O visto tem regras precisas, as dormidas têm que ser cumpridas! 150 km num unico dia não dão margem para erros! Depois de diversos contactos com a recepção do hotel, resolvi comprar mapas (mais um “drama”, como descobrir o local para o efeito…) turistico da cidade, (aquele que em toda a Europa nos dão nos hoteis, aqui na recepção do hotel, custou 50 rublos, 2,5 euros), mas, era imprescíndivel para iniciar as aventuras de decoberta da cidade…depois mais dois  – um da cidade e arredores, em russo e inglês e outro das estradas S Petersburgo – Vyborg ( Soa em russo Viubarg), só em russo! VIBORG entoa-se com um i quase surdo e um a que não é um á nem um a…quase VIUBRG, (quando eu dizia Víbórg, – com acento no i e no o, ninguém me percebia)…

Depois de ter percorrido cerca de 50 km de bicicleta, resolvi almoçar, e confirmei que, em contactos de rua, clientes e pessoal de serviço, não me safava! Resolvi procurar uma loja de bikes….e encontrei: Bikes na montra, não dá para enganar!!!  Acertei em cheio com uma loirinha linda de encantar (nos seus vinte e poucos anos), e que, falava um inglês perfeito.  Depois de lhe contar o que precisava, e lhe pedir se me arranjava um cd map digital com a Russia e/ou ficheiros gpx com o percurso, para utilizar no GPS, responde que isso não consegue, mas…. depois de analisar os meus mapas, foi buscar mais ajuda, nova explicação entre ingles e russo e mais ajuda, nova explicação e mais ajuda, – que envolveu 4 pessoas, mais o segurança… que às tantas por gestos me pede que meta o cadeado na bike (dentro da loja, para ele estar mais à vontade e poder circular) e, depois de vinte minutos, a mocinha aparece com 5 A4 do guia michelin, com um grau de pormenor que não se tinha nos mapas) para o troço de percurso que eu ainda não dominava (porque estava já nos limites externos da cidade e não dispunha de pormenor suficiente para não fazer asneira). Impecável!

Entretanto hoje saí de bicicleta às 9h30, (6h30 em Portugal) e percorri a cidade TODA e ainda deu tempo para fazer muito reconhecimento! Ao almoço pedi uma sopa, uma salada e, pensava eu,( pela fotografia da garrafa no menu), uma cerveja…. trouxeram-me um wisky que custou tres vezes mais que a sopa, e do qual para não desperdiçar tudo, molhei os lábios….era bom! Mas com bike e sopa, não liga mesmo nada! Ficou lá…LOLLLLLL! O dia tá feito, amanhã, reconhecimento final, e deitar cedo, porque, (às 3 horas da manhã – hora portuguesa – de dia 21, dia munidal da ELA (Eslclerose Lateral Amiotrófica) inicia-se a sério a aventura! Abraços a todos!

João

Esta entrada foi publicada em A caminho, A Viagem, Notícias. ligação permanente.

42 respostas a Primeiras impressões – S. Petersburgo – 19.Jun

  1. Malaca diz:

    Para começo de viagem não está mal…… Ninguem disse que ia ser fáci, por isso não é qualquer um que embarca nesta viagem. Mas o importante é que estamos aqui a torcer para que tudo corra bem. Força aí com os Russos!

    Um grande abraço da Família Malaca.

  2. Carlos Miguel Oliveira diz:

    Bom João, com uma explicação tão pormenorizada dessas tuas primeiras impressões russas, parece que estás aqui ao lado. Pelas descrições está a ser fantástico. Se te vires muito atrapalhado, tenho um primo russo no Porto … (eheheh). Grande abraço e boas pedaladas. Carlos Miguel

    • graça robbins diz:

      Ver. Joao Esgalhado,

      Deveras impressionada pela coragem nessa aventura!…
      Muitos Parabéns pelo aniversário, que vivido no dia de hoje, nessas circunstâncias, vai ficar concerteza na sua memória para sempre e na dos seus familiares mais próximos que devem já estar a morrer de saudades!
      As maiores felicidades!

      Saudações.
      Graça Robbins

  3. Gostei. Vai colocando umas fotos se puderes, para, aqui, podermos apreciar os pontos de paragem e visita

  4. Pedro Silva diz:

    João,
    Este é um primeiro e fantástico relato que dá um excelente mote para o resto da viagem ou, como dizes, para o resto da tua vida. Com o cabelo cortado “à russa”, um reconhecimento total à cidade, mapas pormenorizados “ao momento”, a sopa entornada no whisky, ou vice-versa, as belezas russas ao serviço do comércio internacional, a capacidade de “desenrascanço”, própria dos portugueses, e a boa disposição e determinação que te caracterizam são os ingredientes que (ainda) faltavam para que esta aventura solidária seja um verdadeiro успех (sucesso).
    Um Abraço e continuação de boa viagem.
    Pedro Silva

  5. O Homem das Telecomunicações diz:

    Desejo uma boa aventura e muitos relatos!
    E já agora menos Whisky. LOL

  6. Vou Seguindo diariamente toda a aventura.

    Um grande abraço e carinho

    Da direcção da APELA

  7. Bita diz:

    Olá João, de Carnaxide para St Peterburgo um abraço de 5000km e que a aventura seja em cada dia como essas primeiras impressões que nos fazes chegar!
    Na Nave de St António, whisky e sopa nunca deram bom resultado!!
    до свидания
    Bitá e Carolina

  8. Malaca diz:

    с днем рожденья (имя) (s dnyom rozhdyenia João
    с днем рожденья (имя) (s dnyom rozhdyenia João
    с днем рожденья,с днем рожденья (s dnyom rozhdyenia, s dnyom rozhdyenia)
    с днем рожденья тееебяяяя (s dnyom rozhdyenia tebyaaaaa)

  9. Abílio Martins diz:

    GANDA João …. Não sabia que era já este ano. Força nisso e já agora parabéns pelos teus trinta e tal anitos

  10. Paulo Tourais diz:

    Caro amigo,
    Que a força nunca falte nesse pedal, e ânimo, que a viajem até cá é… sempre a descer.
    Cá os esperamos e torcemos para que seja uma aventura segura e inesquecivel.
    Força!!!

  11. Paulo Tourais diz:

    Caro amigo,
    Força no pedal, que até cá a viagem é sempre a descer.
    Cá os esperamos e desejamos permanentemente que seja uma viagem segura, e uma aventura inesquecível.
    Um grande abraço do,
    Paulo Tourais

  12. Pedro diz:

    Aconselho-te a procurares na net uma equivalência entre o alfabeto cirílico e o latino (sugestão: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto_cir%C3%ADlico – tem a equivalência fonética e sempre te permite ajudar a ler as placas de sinalização). Só faltam as prometidas fotos… (não é as tuas – é as das mocitas das lojas de bicicletas eheheh).
    Boa continuação…

  13. Pedro Flávio diz:

    Muito boas, as primeiras aventuras! Espero que tudo corra pelo melhor! Vamos encontrando-nos por aqui.

    Grande abraço e bom início de viagem…

    Pedro Flávio.

  14. Bom Dia,

    Confiança e optimismo. Vai correr tudo bem.
    Dulce Gabriel

  15. David Fontes Neves diz:

    Fiquei com uma curiosidade: a loirinha de encantar ficou na loja ou vem no atrelado?!
    Adorei a do Whisky a acompanhar a sopa!
    Força nessas canetas.
    Um abraço.

  16. João Carlos diz:

    O pessoal do 157 deseja um feliz aniversário e espera que a odisseia que agora se inicia traga depressa o nosso João de volta à urbanização de qualidade.

    Boas pedaladas!!

    дружественных обнять

  17. Carlos Maricoto diz:

    Faço votos que tudo corra pelo melhor, estão de parabéns por esta grande iniciativa. Parabéns aos dois grandes aventureiros. Grande abraço e boas pedaladas.
    Carlos Maricoto
    Teixoso – Covilhã

  18. Jorge Rato diz:

    Sr.Vereador da Camara Municipal da Covilhã
    Espero que a viagem esteja a decorrer conforme as perspectivas que tinha antes de a iniciar,apesar de já saber que já teve algumas aventuras não esperadas nos entretantos … …
    E que esse GPS comece a funcionar .
    Vou torcer por si.
    Continuação de boa
    viagem.
    Jorge Rato (Campos Melo)

  19. Nilza diz:

    Por esta altura já se deve ouvir falar Finlandês, não?
    Aí vai ser bem mais fácil… porque quase todos falam inglês!
    Beijinhos e continuação de boa aventura!

  20. Julio Barata diz:

    Força João. Os meus colegas da RTP (Baião, Tânia, equipa do PNC, todos) têm perguntado por ti. A tua descrição do primeiro dia é fantástica principalmente pela “loirinha linda de encantar” – mas faltaram promenores. Grande abraço da familia. Julio Barata

  21. julitog diz:

    Boa Viagem. Os Tortosendenses estarão á sua espera.
    Grande Abraço e tudo a correr bem.

  22. José Carlos diz:

    Olá, como estão esses aventureiros…!?
    Só hoje consegui abrir o vosso link, e já fiquei fã com os vossos relatos.
    Aproveito para vos desejar boa sorte, porque sei que coragem e determinação não vão faltar. Pois quem se mete na aventura destas, tem essas qualidades a triplicar.
    Sei bem o que é esse espírito pois também fez ontem dez anos que partimos daqui da nossa terrinha para França, passeio esses que repetimos em 2003 por outros percursos.
    Fica 1 grande abraço deste vosso amigo José Carlos.
    Padaria Dias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s